Apreensões de armas, na região dos Cocais, aumentaram em mais de 50% em 2015

As apreensões de arma de fogo na região dos Cocais, em 2015, aumentaram 55% em relação a 2014. As ações do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultaram na retirada de circulação de 224 armas de fogo de diversos calibres. Em 2014, foram apreendidas sessenta e seis. Parte das armas estava nas mãos de criminosos envolvidos com diversas práticas criminosas, entre elas, assaltos a bancos. Além do aumento de apreensões de armas feito pelo 11º BPM, os homicídios na região caíram, no primeiro semestre, em torno de 28%.

Os dados divulgados pelo 11º BPM apontam, ainda, um aumento do número de recuperação de carros e motocicletas roubadas. Trezentos e trinta carros e motocicletas foram recuperados ano passado. Em 2014, foram 214.

Foto 2 - Apreensões de armas, em Timon, aumentaram em mais de 50% em 2015

O tenente-coronel Jairo Xavier, comandante do 11º BPM, destacou que o aumento de apreensões de armas contribui de forma significativa para a redução dos índices de outros crimes. “A dinâmica do serviço de ronda em motocicletas, aliada às constantes abordagens do serviço motorizado e as ações incansáveis do serviço de inteligência foram essenciais para que o Batalhão tivesse esse bom resultado. Ao apreendermos armas estamos evitando que homicídios e outros crimes ocorram”, explicou o comandante.

Durante as incursões foram retiradas de circulação armas de grosso calibre, entre elas, um fuzil mosquefal 762, uma espingarda calibre 12, além de outras armas como pistola calibre 40, revólveres calibres 32,28 e 40. Em uma das prisões realizadas em 2015, a PM efetuou a prisão de quatro suspeitos de alta periculosidade que haviam praticado um assalto na cidade de Buriti de Inácia Vás, no interior do estado. Na ação foram apreendidas quatro pistolas e mais de dois mil reais em dinheiro.

Foto 3 - Apreensões de armas, em Timon, aumentaram em mais de 50% em 2015

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), vêm tomando ainda, uma série de medidas a fim de garantir uma melhor estrutura de funcionamento ao 11º BPM de Timon. Os policiais militares que integram a unidade operacional de Timon já contam um moderno prédio que foi inaugurado recentemente e que tem dado mais conforto e melhores condições de trabalho aos policiais militares.