Secretário em exercício Saulo de Tarso Participa de Formatura do PROERD

(Foto: Nilson Figueiredo)
(Foto: Nilson Figueiredo)

(Foto: Nilson Figueiredo)

A Secretaria de Segurança Pública por meio da Policia Militar realizou na última sexta-feira (09) solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD, realizada na Unidade Integrada Japiacú, localizado no bairro  do Anjo da Guarda.

Fizeram-se presentes o Tenente Coronel Jorge Antônio de Araújo, responsável pelo PROERD no estado, o Coronel Marco Antônio Alves-Comandante Geral da Policia Militar, o Secretário em exercício da Secretaria de Segurança Pública (SSP)- Saulo de Tarso, além de familiares dos formandos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência-PROERD, tem como base o programa norte americano de sucesso denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Implantado no Brasil, através da Policia Militar do Rio de Janeiro em 1992, e hoje é desenvolvido em todos os estados da federação.

(Foto: Nilson Figueiredo)
(Foto: Nilson Figueiredo)

O PROERD é um programa de prevenção primária, aplicado pelas Policias Militares nas escolas a alunos do 5° ano do ensino fundamental e conta com o apoio da escola e da família, visando através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso indevido de drogas e a prática de atos de violência entre crianças e adolescentes.

No estado do Maranhão, o programa foi instituído pela Policia Militar no ano de 2002, inicialmente na cidade de Santa Inês com formação de 240 crianças e atualmente está presente em 132 municípios do estado. Nesta ocasião, estão sendo formadas 154 crianças que se somam aos mais de 350.000, crianças em todo o estado do Maranhão.

O secretário adjunto Saulo de Tarso explicou que o PROERD é, “Um trabalho de significativa importância pra sociedade maranhense, de resistência às drogas, dizer não a essa epidemia que tomou conta do Brasil, e a escola é o caminho onde o jovem permanece pra atividades educacionais, sendo primordial no alcance a pacificação social, a família e a educação andam lado a lado nesse propósito”, acrescentou.

O PROERD tem como sustento, ser uma ferramenta para Policia Comunitária, é uma ação em que a Policia Militar se integra com a comunidade. O Coronel Jorge Antônio de Araújo vem salientar que essa integração se faz no ambiente escolar, ou seja, uma imersão da PMMA, alunos e comunidade, “Levamos uma mensagem de esperança, de que nós termos uma vida que não tenha drogas e violência”, afirmou.

Por Carolina Gomes / ASCOM SSP