Batalhão de Choque divulga relatório de trabalhos realizados durante o ano de 2015

(Foto: Nilson Figueiredo)

O Batalhão de Policiamento de Choque (BpChoque) comandado pelo Coronel Wellington Araújo tem destaque na manutenção da segurança urbana pela eficiência no treinamento especializado para atuar em distúrbios civis.

Por meio da Secretaria de Segurança Pública, o Comando de Policiamento Especializado Através do Batalhão da Polícia de Choque vem tornar público as atividades realizadas durante o ano de 2015.

De acordo com os dados fornecidos pelo Batalhão, as operações realizadas entre 1 de janeiro e 26 de dezembro conseguiram obter êxito totalizando um número significativo de apreensões no perímetro urbano da cidade. Dentre essas, foram feitas 100 apreensões de arma de fogo (revólveres e pistolas), 77 armas brancas (faca, facão e etc.) além de mais de 30 quilogramas de entorpecentes.

Trabalhando de forma ostensiva para garantir a segurança da população o batalhão de Choque ainda divulgou um total de 162 prisões em flagrante,736 conduções aos departamentos de polícia e 102 conduções ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.

Ainda dentro do quadro de atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Choque foram contabilizadas 106 operações de apoio policial, 42 escoltas, 42 operações em jogos de futebol, além da realização da “Operação Tornado” que ocorreu durante 31 vezes na capital e região metropolitana com o intuito de combater a criminalidade e ações violentas em bairros indicados a partir de levantamento feito sobre a violência.

Segundo o Comandante do Batalhão de Choque, Coronel Wellington Araújo “A avaliação dos trabalhos do Batalhão de Choque durante o ano de 2015 foi altamente positiva, pois a demanda foi cumprida e o efetivo conseguiu atender à ocorrências com exatidão”. O Coronel ainda ressaltou a importância da capacitação que o batalhão vem buscando durante o ano, participando de cursos dentro e fora do Estado para melhorar cada vez mais o contingente que atua na região.

O Batalhão de Choque dispõe atualmente de 150 homens ativos que trabalham em conjunto com o comando Geral da Policia Militar do Maranhão em toda a área metropolitana de São Luis.

Por Luis Furtado / Ascom – SSP