Governo e SSP inauguram Base Comunitária da Lagoa da Jansen

(Foto: Nilson Figueiredo)

A unidade é interligada à Companhia de Polícia de Turismo (CPTUR) e faz integração com todo o sistema de segurança do Maranhão, objetivando dar mais celeridade e eficácia no combate à criminalidade.

Foi entregue à comunidade, na manhã desta quarta-feira (16), a Base Comunitária da Lagoa da Jansen. Participaram da solenidade, o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, o secretário de segurança pública, Jefferson Portela, o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, Ismael de Sousa que, no evento, representou o comandante Cel. Marco Antônio Alves e, ainda, a secretária de turismo, Delma Andrade e representantes da Associação de Moradores da Península (AMPE) e da Associação Brasileira de Hotéis.

Partindo de um plano de ação que visa descentralizar a segurança pública e aproximar a polícia da população, a Base foi inaugurada com aporte financeiro da Secretaria de Meio Ambiente. Posicionada em uma região estratégica, próximo ao centro histórico, praias e o “Espigão”, espaços de grande visitação de ludovicenses e turistas, a unidade é interligada à Companhia de Polícia de Turismo (CPTUR) e faz integração com todo o sistema de segurança do Maranhão, objetivando dar mais celeridade e eficácia no combate à criminalidade.

Para o secretário de segurança pública, Jeferson Portela, “o serviço público, para ser bem prestado, precisa de um efetivo policial e de unidades dignas para prestação do serviço. Tanto para o policial trabalhar, quanto para atender melhor a população. Essa restruturação passa pela mudança no plano de gestão. Nós queremos uma doutrina de segurança cidadã, onde a ação do Estado seja eficiente, firme, e que respeite o direito das pessoas. E, para isso, precisamos ter uma polícia bem equipada, para agir rápido”.

(Foto: Nilson Figueiredo)

Somente neste ano, foram investidos mais de 100 milhões de reais na segurança pública do Maranhão. Investimentos feitos em remuneração progressiva e promoções de policiais, instalação do sistema de rádio comunicação – em São Luís, e no aumento do efetivo policial – serão 1500 novos policiais efetivados no início do 2016, entre civis e militares –, e no número de viaturas. Até o final do ano serão entregues 400 novos veículos para o reforço da segurança pública, sendo 300 automotores e 100 motocicletas.

“Fazemos tudo isso porque acreditamos muito nas forças policiais do Maranhão. Fizemos muito este ano e estamos desafiados a fazer ainda mais. Nós tivemos uma inversão da curva de crescimento da taxa de homicídios em 2015, o que é um feito bastante relevante e merece ser enaltecido pela sociedade. Porém, ainda temos taxas de criminalidade bastante elevadas. Por isso, temos que continuar. De um lado, a investir. De outro, a nos empenhar para que possamos prover serviços de segurança mais adequados para a população”, destacou o governador Flávio Dino.

O delegado geral da polícia civil, Augusto Barros, que esteve presente no evento, ressalta que “para a polícia civil também é muito importante esta unidade, porque é mais um ponto de apoio institucional dentro das forças de segurança pública, que vai ajudar na sinergia entre os órgãos de segurança”.

“Esta unidade é de suma importância, pois marca a presença do Estado na repressão ao crime, tanto em nosso bairro, como em toda a região. Aqui, estrategicamente posicionada, é extremamente importante. A comunidade agradece imensamente”, enfatizou Júlio Bacelar, presidente da Associação de Moradores da Península (AMPE).

Fernando Costa / Ascom SSP