SSP promove encontro com Conselheiros Comunitários de Segurança

(Foto: Nilson Figueiredo)

Com o intuito de estreitar os laços entre a comunidade e o poder púbico, a Secretaria de Segurança Pública realizou, durante a manhã desta quinta-feira (10), no auditório da instituição, o Encontro de Conselhos Comunitários pela Paz.

Objetivando aproximar e estabelecer confiança entre o cidadão e a sistema de segurança pública, o projeto Conselhos Comunitários pela Paz prevê reuniões regulares para tratar sobre questões que dizem respeito à comunidade, além de programas voltados para a prevenção de delitos e redução de riscos. Dessa forma, a SPP pretende diminuir a criminalidade nas regiões atendidas e ter a sociedade como parceira em seu trabalho.

Existem atualmente 28 conselhos distribuídos na capital e região metropolitana que, de acordo com o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, presente no encontro “representam seus bairros, não só junto à Secretária de Segurança, mas também a outros órgãos do Governo do Estado”. O Conselho Comunitário pela Paz é uma concepção do Governo Federal, que objetiva dar voz e participação ao cidadão, junto ao poder público. O Secretário destacou que, no Maranhão, o governador Flávio Dino tem dado uma importância ímpar para o projeto, e prospecta para o futuro mais investimentos e autonomia aos conselhos.

Na ocasião, foi ministrada uma palestra motivacional com a terapeuta Marcia Rodrigues, na ideia de acentuar a importância dos conselheiros.

Participaram também da reunião, a diretora da Unidade de Desenvolvimento e Articulação Institucional (UDAI) Risa Caldas e os assessores Major Waldey Lemos e Subtenente Jorge Ferreira.

Anselmo Oliveira / Ascom SSP