SSP dá posse a conselheiros em Itapecuru e inaugura posto policial em Entroncamento

Na manhã desta segunda-feira (30), foram apresentados à população do município de Itapecuru-Mirim, os 25 Conselheiros Comunitários de Defesa Social (CCDS). A cerimônia de posse teve início às 10h30, na Igreja Batista daquela cidade e foi presidida pelo gestor da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) Dicival Gonçalves, o subcomandante da Policia Militar, coronel Ismael Fonseca, representando o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, o delegado regional de Itapecuru, Samuel Morita; as titulares da 2ª Vara e 3ª Promotoria da Comarca de Itapecuru, Mirela César Freitas e Carla Mendes, respectivamente; o chefe da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Miguel Alves, Deputado Estadual, Fabio Braga; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Celio Roberto de Araújo e seu subcomandante , coronel Joab e a presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Jocita Nogueira.

Formados por segmentos representativos das comunidades, os Conselhos de Defesa Social têm como principal objetivo participar ativamente da solução dos problemas de segurança, apoiando e auxiliando as secretarias de segurança pública.

INAUGURAÇÕES

Durante a manhã desta segunda-feira, a SSP ainda cumpriu intensa agenda de inaugurações. Após a posse dos conselheiros comunitários, foi a vez da inauguração do posto policial de Entroncamento. O posto avançado de segurança, ligado à 8ª Companhia Independente (CI), funcionará 24 horas, realizando rondas ostensivas e preventivas na região.

“É uma enorme satisfação nossa inaugurar esse posto. Isso mostra a integração entre a comunidade e a Secretaria de Segurança Pública. Estamos aqui para servir a população de forma integral, presente e conjunta com a sociedade” declarou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Já no segundo momento de cerimonias, foi inaugurado pelo gestor da SSP, o Centro de Identificação Civil. O evento ocorreu às 11h, na Sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE), em Itapecuru, contando as presenças dos integrantes do sistema de segurança e convidados.

O chefe da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Miguel Alves, informou que o Centro de Identificação proporcionará um maior conforto ao cidadão, facilitando o acesso na emissão de documentos importantes. “O nosso objetivo é facilitar a vida da população de Itapecuru e de moradores das cidades vizinhas no acesso a documentos de identificação ” disse.

ANIVERSARIO DO CORPO DE BOMBEIROS

Com a presença do sistema de segurança e convidados, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMM) celebrou o aniversário de um ano de fundação da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do município de Itapecuru-Mirim.

Durante as comemorações, houve desfile das crianças que participam do programa social ‘Bombeiro Mirim’, em alusão ao aniversário da Companhia. Além do programa social ‘Bombeiro Mirim’, que atende cerca de 500 crianças da região, houve participação dos integrantes do Programa ‘Melhor Idade’.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo, a data é motivo de celebrações, tanto da corporação quanto da população. “A unidade da 3ª Companhia Independente atende tanto as populações situadas às margens da BR-222 quanto da BR-135, sendo instalada estrategicamente, o que diminui o tempo de atendimento na prestação de socorro às vítimas.

Uma vida tem muito valor para o bombeiro. “Essa é a orientação do nosso governador Flavio Dino e do nosso secretário de segurança, Jefferson Portela: promover a prevenção e o combate, sem descuidar do lado social, objetivando cada vez mais uma maior aproximação com o cidadão“, disse o comandante Célio Roberto.