Conselho da SSP se reúne para debater incêndios na reserva Arariboia

O Conselho Superior da Secretaria de Estado de Segurança Pública (CSSP) esteve reunido com autoridades do estado para debater assuntos relacionados aos povos indígenas afetados diretamente pelos últimos incêndios ocorridos na reserva Arariboia, área de Floresta Amazônica no Maranhão.

Na ocasião, o secretario Jeferson Portela, parabenizou as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio na Reserva indígena dos Arariboia. Desde o mês de setembro equipes de militares vem trabalhando no combate a um dos maiores incêndios florestais dentro uma terra indígena.

“O Governo do Estado adotou todas as providencias cabíveis para controlar as queimadas que atingiram a reserva há 30 dias. Essas ações visam garantir a integridade e a vida das famílias indígenas que residem na região”, disse o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA. Ainda segundo o coronel Célio, os focos de incêndios estão controlados, mas é necessário uma inspeção mais detalhada para garantir a segurança das comunidades próximas da reserva.

O coronel Célio Roberto, esteve nas áreas atingidas pelo incêndio, onde se reuniu com líderes de aldeias, e destacou a importância de capacitar a população indígena para prevenir princípios de incêndios. O secretário de Segurança Pública informou que deve se reunir com representantes indígenas para tratar de assuntos relacionados as comunidades.

Além do secretário de Segurança, Jefferson Portela, estiveram presentes na reunião o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto; o comandante geral da Polícia Militar (PMMA); o corregedor geral da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Moura de Lima; o delegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros; a procuradora do Estado, Renata Bessa da Silva Castro; o diretor-geral do Detran, Antônio de Jesus Leitão Nunes; a ouvidora de Segurança Pública, Elivania Estrela; e a secretária Executiva do Conselho da CSSP,Claudete Rabelo Santos Hildelfonso.