SSP apresenta à comunidade da Zona Rural de São Luís o novo delegado do 12º DP

Na manhã desta segunda-feira (21) foi apresentado à comunidade do Maracanã e bairros adjacentes, Zona Rural de São Luís, o novo delegado titular do 12º Distrito Policial, Day Robson Costa e Silva. A cerimônia de posse foi realizada na União de Moradores da Vila Nova República e foi presidida pelo gestor da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

O evento teve como objetivo empossar o novo delegado, que visa promover a integração entre as forças do Sistema de Segurança e a comunidade do Maracanã e bairros adjacente da Zona rural de São Luís.

Em seu discurso, o delegado empossado, Day Robson, declarou que não medirá esforços para ser uma autoridade policial atuante dentro da comunidade. “A partir de agora o 12º DP estará de portas abertas para a população, pois além de delegado sou cidadão. Desse modo, procurarei conversar com a comunidade, promover a integração entre as Policias Civil e Militar e a população e, também, achar a melhor forma de solucionar os conflitos pertinentes à segurança pública e de cunho social da região”, ressaltou. O delegado Day Robson atuou durante cinco anos no 1º Distrito Policial de Bacabal e por três meses no 18º DP da Cidade Olímpica, em São Luís.

Na oportunidade, a Superintendente de Policial da Capital, Francisca Adriana Amarante, disse que o novo delegado terá total apoio da SPCC, Delegacia Geral e SSP para solucionar os conflitos de segurança pública naquela região. “É uma enorme satisfação nossa ver essa integração entre a comunidade e a Secretaria de Segurança Pública. Estamos aqui para servir a população de forma integral, como orienta o governo Flávio Dino. O delegado Day Robson vem para exercer o trabalho de polícia de forma integrada, comunitária e humanizada junto à comunidade local” declarou.

Comunidade durante a apresentação do novo delegado, Day Robson (Foto: Nilson Figueireo)
Comunidade durante a apresentação do novo delegado, Day Robson (Foto: Nilson Figueiredo)

Durante a cerimônia o Delegado Geral, Augusto Barros, afirmou que a Polícia Civil, bem como todo o sistema de Segurança Pública, valoriza a integração entre a polícia e a comunidade. “Nós queremos que, cada vez mais, essa relação entre a população e as forças de segurança pública se firme, pois desse modo poderemos combater a violência e prevenir a criminalidade de forma eficaz e incisiva. O delegado Day Robson vem para aproximar a comunidade local, que conta com cerca de 20 mil moradores, com o sistema de Segurança Pública e também, para atuar e nos ajudar nesse trabalho de combate ao crime”, enfatizou.

Para o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, a comunidade do Maracanã e bairros adjacentes teve um ganho extremamente importante com essa mudança no 12º DP. “A vinda de Day Robson para atuar como autoridade policial nessa região só reforça o compromisso do Governo do Estado em promover mudanças satisfatórias dentro do sistema de Segurança Pública. Tenho certeza que a polícia fará um bom trabalho em conjunto com a população” frisou.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros; a Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Francisca Adriana Amarante; representando o comandante de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM III), Coronel Egídio Soares, o Major Mário Prado; e demais integrantes da cúpula do Sistema de Segurança Pública; presidente da Federação de Entidade Comunitária I e II, Carlos Cascaes; do Conselho Comunitário de Defesa Social, João Batista de Amorim; representante do Conselho Tutelar da Zona Rural de São Luís, Sheila Cristina; presidente da União de Moradores da Vila Nova República, Iraelson Ferreira. Participaram, também, os representantes das comunidades de Poeirão; 21 de Abril; Vila 2000; Rio Grande; Maracanã; Comunidade Independente; Arraial; Itapera; Matinha; Vila Sarney; Ihaúma.

Thaíssa Rabêlo / ASCOM SSP

Fotos: Nilson Figueiredo