Segurança garantida para a eleição dos Conselheiros Tutelares

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e demais gestores do sistema de segurança receberam nesta terça-feira (15) o promotor da Infância e da Juventude, Márcio Thadeu Silva Marques, para a formalização de parceria na segurança para o Processo Nacional Unificado para a escolha dos conselheiros tutelares na gestão para 2016. A votação será realizada no dia 4 de outubro de 2015 nos 217 municípios maranhenses, assim como em todo o território brasileiro.

Foi acertado na reunião do dia 15, a participação de integrantes da cúpula de segurança em um encontro no dia 18 de Setembro, por volta das nove horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça no centro de São Luís serão explicados a forma de planejamento do sistema de segurança no processo de eleição. O promotor Márcio Thadeu afirmou que a eleição unificada dos conselhos tutelares é coordenada pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com o Ministério Público (MP), o qual irá realizar a fiscalização para garantir segurança no processo de votação dos conselheiros tutelares. A participação da SSP tem por objetivo garantir a tranquilidade do processo para que ele aconteça de forma democrática.

O secretário Jefferson Portela disse que a SSP vai apoiar o Ministério Público a cumprir este dever legal de fiscalização no processo de eleição dos conselheiros tutelares. “Daremos toda a atenção aos promotores no sentido de que o processo de escolha dos conselheiros tutelares seja dentro da sua total normalidade”.

A Ouvidora do Sistema de Segurança Pública, Elivânia Estrela, disse que a eleição dos conselheiros tutelares no Maranhão cresceu muito, pois envolve a participação de todos os municípios no processo da eleição. “A presença da polícia é de fundamental importância para coibir qualquer abuso, para que o cidadão possa ter o direito de votar e escolher o seu conselheiro tutelar, que é aquele que será o guardião da criança e do adolescente no seu município”, afirmou o secretário.

 

Mauro Wagner / Ascom SSP

Foto: Nilson Figueiredo