GOVERNO RECEBE COMITIVA DE TÉCNICOS DA SENASP PARA VISITA TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DO CICC NO MARANHÃO

Gestores do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), receberam na tarde desta quarta-feira (02), uma comitiva de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O encontro, na sede da SSP, em São Luís, foi para discutir a realização uma visita em diversos órgãos da secretaria. A comissão da Senasp ficará em São Luís até sexta-feira (02).

A visita tem como objetivo fazer um estudo dos critérios de expansão do projeto de implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Maranhão. O Centro faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SICCN).

A presença dos técnicos no Maranhão também faz parte do primeiro ciclo de visitas técnicas que irão acontecer para que o projeto seja executado. Isso porque eles precisam conhecer as necessidades que o estado possui em termos de infraestrutura e segurança pública.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e demais gestores da SSP receberam os técnicos. Também presentes representantes da Prefeitura, polícias Federal e Rodoviária e de outros setores do Governo do Estado.

O secretário disse que o projeto do CICC irá trazer para o Maranhão uma base maior para as instituições e um apoio para as ações que os técnicos irão desenvolver dentro do estado. “Bons projetos são sempre bem-vindos, ainda mais quando a determinação parte do Governo Federal. Iremos fazer o máximo para que a execução desse projeto seja o mais eficiente possível. Uma vez que beneficiará a sociedade como um todo”, afirmou Portela.

O técnico da Senasp, Alex Jorge das Neves, disse que o Maranhão já deu um passo à frente mostrando que é um estado onde o Sistema de Segurança está totalmente voltado para o combate da criminalidade. “O Centro de Comando e Controle é uma ferramenta para a integração das forças de segurança, mas se não tiver a disponibilidade e empenho por parte das instituições não terá efetividade”.

Alex Jorge frisou ainda, que o legado social deixado pela construção do Centro Integrado de Comando e Controle será o resultado de um atendimento de qualidade, mais ágil, para a população e uma doutrina de trabalho. Na oportunidade, ainda foi realizada uma exposição sobre o projeto de implantação do CICC.

Além do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, prestigiaram a cerimônia os técnicos da Senasp, Alex Jorge das Neves, Ariel Anselmo de Oliveira, Flávio Soares da Silva e Jefferson Pereira da Silva, e o chefe da inteligência da SSP, representando o subdelegado geral da Polícia Civil, delegado Antônio Martins.

O projeto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Foi implantado nos estados que sediaram a Copa do Mundo 2014 e serão expandidos para outras federações, incluindo o Maranhão. O objetivo é servir para o atendimento das demandas de segurança pública do dia a dia de cada estado.

Thaíssa Rabêlo/ASCOM SSP