PMMA PROMOVE AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PARA 432 NOVOS ALUNOS

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou na quinta-feira (28) a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados para 399 homens e 33 mulheres que já iniciaram a turma de 2015 do Curso de Formação de Soldados (CFSd), em São Luís. O Curso de Formação de Soldados, última etapa do concurso público para o preenchimento dos cargos de soldado da PMMA, acontecerá no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, localizado na BR 135, Km 02, Tirirical. Serão oito meses de curso de formação com uma extensa grade curricular constituída de matérias teóricas e práticas, em 25 disciplinas.

 

A aula inaugural, que marcou oficialmente o início do curso aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão e foi presidida pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, que ressaltou os esforços e compromissos do governo Flávio Dino com a promoção da política de paz no estado e com a valorização dos policiais. “Estamos diante de uma nova era da segurança pública do Maranhão e o governo Flávio Dino não tem medido esforços para garantir tranquilidade à sociedade. Aqui temos a primeira turma que reforçará a segurança do nosso Estado. E, no total, serão mais de mil soldados formados, gradativamente, e distribuídos para todos os municípios maranhenses”, explicou Jefferson Portela.

 

Durante o evento, o comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves, se dirigiu aos 432 novos alunos. “Desde o primeiro dia até o último dia de curso, tenham uma convicção que os desafios são gigantescos e deem o melhor de vocês. Saibam que a nossa missão é nobre, de defensores do cidadão e mantenedores da paz social”, disse o comandante geral da PM.

 

O encerramento da solenidade foi com a palestra do advogado e conselheiro federal da OAB, Raimundo Ferreira Marques, com o tema “Inquérito como instrumento de percepção penal”, com recomendações que são inerentes à atividade policial e importantes para um bom desempenho da prática profissional, dentro da legalidade. “Não tenho dúvidas que a formação de vocês será uma das melhores, diante da qualidade de seus instrutores e professores e das disciplinas atuais que obedecem à filosofia de respeito à vida e dignidade humana”, finalizou o palestrante.

 

Além das disciplinas técnicas da atividade policial, a grade curricular do CFSd terá disciplinas como resgate e pronto-socorro, libras e direitos humanos, além de princípios de cidadania com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

 

O curso de formação possibilitará ao candidato ao cargo de soldado PM, a qualificação técnica necessária para a execução das múltiplas atividades de policiamento ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de policiamento, previstos nas constituições federal/estadual e legislações/atos normativos vigentes, sendo efetuado em regime de dedicação exclusiva.

Estiveram presentes representantes do governo estadual e municipal, o comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves da Silva, oficiais e praças da corporação, representantes das Forças Armadas e Auxiliares e familiares dos alunos.