Parceria entre Governo e Prefeitura oferecerá assistência no atendimento a pacientes psiquiátricos

Os serviços de atendimento, transporte e assistência a pacientes em situação de transtorno psiquiátrico terão mais agilidade, graças à parceria formalizada, nesta terça-feira (26), entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís.

A assinatura do termo de Cooperação Técnica foi feita durante solenidade no quartel do Comando Geral no Bacanga, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na oportunidade, o CBMMA recebeu, também, da Empresa Suzano Papel e Celulose, um caminhão com suporte de autoatendimento em emergência química.

“É mais um grande passo dado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, aprimorando um serviço que é de grande importância para a população. A partir de agora vamos dinamizar as ocorrências de atendimento pré-hospitalar e transporte em toda capital maranhense. A preocupação do governo Flávio Dino é com a preservação da vida, e, com essa integração de forças, teremos um primeiro atendimento de excelência nos casos de pacientes acometidos de transtorno psiquiátrico, feito por profissionais capacitados para o serviço de abordagem e transporte”, anunciou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo.

O trabalho das equipes será feito de forma unificada, adotando um padrão de atuação dos procedimentos nas ocorrências geradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação possibilitará, ainda, regularizar e dar maior celeridade na execução do serviço, visto que a comunicação entre as duas instituições será permanente e efetiva. Em alguns casos, como por exemplo, se o paciente apresentar um quadro agressivo ou portar algum tipo de arma, haverá também a solicitação da Polícia Militar para fazer à pronta-intervenção.

Para a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, o Maranhão vive um momento de grandeza e transformação. “O Maranhão vive um novo momento e a população de São Luís é quem vai ganhar com essa parceria. A soma de esforços do Governo e Prefeitura vai gerar um fortalecimento no atendimento, oferecendo ao cidadão uma assistência conjunta mais humanizada, rápida e de qualidade”.

O trabalho funcionará 24 horas de domingo a domingo, nas instalações do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), no Parque Bom Menino, e contará com médicos, enfermeiros, bombeiros socorristas e técnicos especializados em atendimentos desta natureza.

Viatura especializada em combate a incêndio

Ainda na mesma cerimônia militar, a Corporação recebeu da Empresa Suzano Papel e Celulose, um caminhão de autoatendimento químico que será destinado aos serviços de intervenção em ocorrências de incêndio e salvamento.

O comandante-geral definiu a aquisição como o fortalecimento da parceria público-privada, sempre destacada pelo governador Flávio Dino, para melhorar os índices de desenvolvimento do Maranhão. “Essa aproximação do poder público com a iniciativa privada é uma das ações prioritárias do Governo. Agradecemos e nos colocamos à disposição para que esta parceria se estenda a todas as áreas de atuação da Empresa. Diariamente, observamos, pelas rodovias, veículos que transportam produtos perigosos. Com a entrega desse caminhão, dotado de equipamentos e materiais de resgate e combate a incêndio, vamos ter um suporte avançado para casos de urgência e emergência”, frisou.

Ele lembrou que o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), localizado em Imperatriz, conta com um carro de combate a incêndio, também fruto desse compromisso da Suzano e que tem sido útil nas missões dos bombeiros em toda aquela região.

A viatura especializada em combate a incêndio será destinada ao Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA). A doação é fruto de uma parceria firmada com a Empresa Suzano Papel e Celulose. O novo caminhão/bombeiro AAC é um Mercedes Benz, modelo Accelo 915 C. O veículo vem com um conjunto completo para acondicionamento de equipamentos para atendimento a emergências químicas, resgate em altura, resgate subaquático e acidentes em geral.

Flavio Moura Fé Lima, gerente de Relações Institucionais da Suzano no Maranhão, também reforçou a importância desta ação: “A Suzano tem por compromisso contribuir com o desenvolvimento e crescimento das regiões onde atua, por meio de parcerias que colaborem para isto”.

Presentes também o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança, coronel Jorge Luongo; o vice-diretor da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), José Ribamar Bello; diretor-geral do Samu, José Sales; e os representantes da Suzano, Flávio Moura Fé Lima (gerente de Relações Governamentais), Fernando Torres (consultor de Inteligência Patrimonial), Mauro Rangel (gerente de Relações Institucionais) e Paulo José Borges (gerente de Logística Internacional).