OPERAÇÃO “VIVA EM PAZ” RETIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO DE CIRCULAÇÃO

O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2 (CPAM 2), da Polícia Militar, por meio do 6º Batalhão desenvolveu neste sábado (16), mais uma etapa da Operação “Viva em Paz”, com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade à população maranhense. A operação resultou na apreensão de uma arma de fogo e no fechamento de um bar que funcionava de forma irregular.

O foco da ação coordenada pelo 6º BPM, que tem como parceiros o Corpo de Bombeiros, a Blitz Urbana, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar, é garantir que bares, casas de festas e locais públicos com grandes aglomerações de pessoas e veículos funcionem dentro da legalidade respeitando a Lei do Silêncio, coibindo ainda o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o tenente-coronel Aritanã Lisboa, comandante do 6º BPM, a Operação “Viva em Paz”, começou as 21h e se estendeu até as 5h deste domingo (17), sendo realizada em bairros como Jardim São Cristóvão, São Bernardo, Cidade Operária, Santa Clara e Cidade Olímpica. Durante a ação foram abordadas 325 pessoas; 12 estabelecimentos fiscalizados, sendo um fechado por funcionar de forma irregular no bairro Jardim São Cristóvão; 20 motocicletas abordadas, com 11 apreensões e 11 autos de infração de trânsito aplicados; 02 armas apreendidas, sendo uma branca e uma pistola PT .380 Taurus, de Cor Preta, Mod. 58 Plus de numeração raspada, com 10 munições intactas.

Durante a fiscalização e abordagem ao bar Boit da Regina, situado a Avenida José Sarney, s/nº, no Jardim São Cristóvão, a Guarda Municipal acompanhada dos policiais militares revistaram dentre outras pessoas, José William Luís Fonseca, que guardava em sua mochila uma Pistola PT .380 Taurus, de numeração raspada, com 10 munições intactas. Ele foi conduzido e apresentado a autoridade policial competente que o autuou em flagrante por porte ilegal de arma. A proprietária do estabelecimento foi notificada pela Blitz Urbana e pelo Corpo de Bombeiros, por estar funcionando de forma irregular e o ambiente foi imediatamente fechado.

“O objetivo da Operação ‘Viva em Paz’ é garantir a segurança das pessoas que frequentam locais públicos, como festas, bares, postos de combustíveis e afins. A nossa ação é dentro da área de atuação do 6º BPM e contamos com o apoio de outras instituições que nos ajudam a verificar se a lei está sendo cumprida, como fiscalizar se os estabelecimentos estão regulares para funcionar, o cumprimento da Lei do Silêncio, o combate ao tráfico de drogas, o uso de armas de fogo ou brancas, dentre outras abordagens. Isso só reforça a integração das forças de segurança do estado no combate à criminalidade”, afirmou o comandante Aritanã Lisboa que reforçou o empenho do 6ºBPM na aplicação da política de promoção de paz do governo do Estado.