SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PARTICIPA DE DEBATE COM MEMBROS DE ASSOCIAÇÃO DE TRANSPORTES

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, esteve reunido na manhã desta terça-feira (12), com membros da Associação de Usuários dos Transportes Coletivos e Urbanos, Ferroviários, Rodoviários e Aéreo do Estado do Maranhão (AUTCFRA-MA). O encontro, promovido pela associação, aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Bairro Outeiro da Cruz, com o objetivo de debater a segurança púbica no estado. Lideranças comunitárias e jovens integrantes de projetos sociais estiveram no encontro.

A cúpula do sistema de segurança pública marcou presença no evento. Participaram, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Lawrence Melo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto de Araújo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves e comandantes de unidades da corporação; o subdefensor Público Geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior; o vereador Honorato e um representante do deputado estadual Cabo Campos.

“Foi feito um encaminhamento ao secretario de segurança Publica do estado, Dr. Jefferson Portela, solicitando o encontro de comunidade e segurança juntos, com o objetivo de debater a segurança pública do estado. Para a solenidade foram convidadas autoridades gerais que compõe a cúpula do sistema de segurança, para que encontrem uma solução e um denominador para a segurança” Ressaltou o presidente da AUTCFRA-MA, Paulo Henrique Guimarães. Na ocasião, o vice-presidente da entidade, João Batista, parabenizou o corpo de segurança pública pelo trabalho desenvolvido.

Jefferson Portela destacou a importância dos debates para a projeção conjunta de soluções. “É uma nova vertente de comando para o Sistema e nós entendemos que a vida social há de ser partilhada com a proximidade das corporações de segurança com a população. É de suma importância ouvir a população. Desta forma, coletamos informações sobre as adversidades que ocorrem nos bairros e em espaços sociais, e dirigimos o nosso olhar para esses problemas, e assim, certamente, a solução fica bem mais próxima e o resultado positivo será bem maior” pontuou.

Coronel Alves reiterou a relevância do diálogo com a comunidade. “Importante a iniciativa, pois temos a oportunidade de discutir e estabelecer aquilo que cada instituição está desenvolvendo como missão e articulação. A Polícia Militar tem desenvolvido um trabalho muito forte e intensificado as ações, também, no tocante a roubos a coletivos. Existem estratégias e isso tem sido abordado junto às empresas de transporte coletivo por meio de reuniões” Frisou.

Durante a solenidade, Jefferson Portela aproveitou e alertou os jovens sobre os problemas ocasionados pelo consumo e tráfico de drogas, e os incentivou a continuar nos projetos sociais e a se dedicarem aos estudos.